14 Out IPO Lisboa cria primeiro espaço adaptado à pessoa com ostomia e alimentação por sonda
in www.ipolisboa.min-saude.pt – 03 Outubro, 2025

O IPO Lisboa assinala o Dia da Pessoa com Ostomia (5 de outubro) com o lançamento do projeto para a criação da primeira sala adaptada às necessidades da pessoa com ostomia e alimentação por sonda em contexto hospitalar. O objetivo é criar um espaço para que os doentes possam realizar o seu autocuidado e fazer as suas refeições, durante o seu tempo de permanência no IPO, com maior privacidade e conforto.
O IPO Lisboa é frequentado diariamente por dezenas de pessoas com ostomia, nomeadamente para a realização de consultas externas e exames. A necessidade de um espaço próprio, com zona de refeição e WC adaptado, estava há muito identificada. Após deliberação do Conselho de Administração, o espaço será implementado até ao final do ano, numa das salas de espera do rés do chão do Pavilhão Central, no serviço de Consultas Externas.
Com este projeto, que junta a Consulta de Estomaterapia e a Comissão de Humanização, pretende-se melhorar a resposta e o acolhimento destes utentes e familiares, reforçando os princípios de dignidade e integração na prestação de cuidados.
“As pessoas que vivem com uma ostomia deparam-se diariamente com barreiras que limitam a sua dignidade, privacidade e capacidade para realizar as suas necessidades humanas básicas. Na Consulta de Estomaterapia, há muito que identificámos a necessidade de adequar instalações e equipamentos e de proporcionar às pessoas com ostomia, utentes do IPO de Lisboa, condições facilitadoras para a promoção do autocuidado e alimentação”, diz a enfermeira Cláudia Silva, coordenadora da Consulta de Estomaterapia do IPO Lisboa.
“Ver o projeto ‘Lugar à mesa’ aprovado pelo Conselho de Administração e o nascimento de um espaço dedicado à pessoa com ostomia demonstra a sensibilidade do IPO de Lisboa, e de todos os seus profissionais, para os processos de transição, de adaptação e de superação diária desta população”, conclui a responsável pelo projeto.
“A melhoria das condições dos doentes e familiares no IPO Lisboa, nomeadamente no que respeita à privacidade, é uma das preocupações da Comissão de Humanização. Projetos como este irão dar forma ao Plano de Ação de Humanização, recentemente aprovado, respondendo a uma necessidade identificada neste Instituto. Faz parte da nossa missão também procurar soluções que humanizem os espaços”, sublinha a Comissão de Humanização do IPO Lisboa.