18 Abr “Queremo-lo por cá.”: campanha sensibiliza para a prevenção e deteção do cancro colorretal
Por: Beatriz Pina
quinta-feira, 14 abril 2022 09:57
“Queremo-lo por cá.” é a nova campanha, que junta entidades na sensibilização para a prevenção e deteção do cancro colorretal, doença que foi diagnosticada a mais de 10 mil portugueses e causa de morte a três mil pessoas, no país. A iniciativa, promovida pelo o Grupo Ageas Portugal, a Fundação Ageas, a Médis e a Europacolon Portugal, decorre até ao dia 13 de maio.
De acordo com os dados da International Agency for Research on Cancer, esta é a segunda neoplasia mais comum em ambos os sexos, sendo que 90% dos casos foram detetados a partir dos 50 anos e 85% dos casos surgem sem qualquer relação familiar. Este tipo de cancro tem uma progressão lenta e silenciosa, assintomática, que muitas vezes pode ser superior a 10 anos. No entanto, a realização de rastreios, através da pesquisa de sangue oculto nas fezes, diminui a mortalidade por cancro colorretal em aproximadamente 16%.
Sendo um processo simples, rápido e gratuito, para realizarem os rastreios, as pessoas devem dirigir-se a um dos laboratórios ou postos de colheita aderentes à campanha, Redes Germano de Sousa e Unilabs, e solicitar um kit de pesquisa de sangue oculto nas fezes. A recolha é feita em casa pelo próprio e deve ser entregue no respetivo posto de colheita, que posteriormente comunicará o resultado. Se o resultado for positivo para sangue oculto nas fezes, as pessoas serão posteriormente contactadas pela Europacolon para saberem quais os passos a seguir.
Depois do sucesso da primeira iniciativa, que decorreu em 2021, e para sinalizar a importância de adoção de medidas de prevenção com o intuito de evitar mais mortes, o Grupo Ageas Portugal, a Médis e a Fundação Ageas e a Europacolon quiseram dar seguimento a esta campanha de sensibilização para o cancro colorretal – Movimento 50+, cujo objetivo é o de promover o diagnóstico precoce, referenciar e acompanhar as pessoas com resultado positivo ou melhorar o conhecimento da população portuguesa sobre a doença.
Patrícia Ramalho, responsável do programa Movimento 50+, reforça que o principal propósito “é salvar o maior número de vidas possível” e que por isso, é “imperativa a realização deste tipo de campanhas que por um lado visam à prevenção e deteção precoce de um dos tipos de cancro mais mortais e, por outro, procuram aumentar o conhecimento da população sobre a doença”.
Para assinalar o apoio a esta causa, durante o mês de abril, o novo edifício do Grupo Ageas Portugal iluminar-se-á, simbolicamente, com a cor azul – cor associada a este tipo de cancro – e a campanha com o mote “Queremo-lo por cá.” estará presente em rádio e digital.
Saiba mais sobre a campanha e os laboratórios aderentes aqui.